HVU atende ouriços vítimas de incêndio em Uberaba

Em apenas 48 horas, o Hospital Veterinário da Uniube (HVU) recebeu dois ouriços resgatados pela Polícia Militar de Meio Ambiente na área urbana de Uberaba, ambos vítimas de incêndios. Um deles apresenta queimaduras em 80% do corpo e o outro em cerca de 40%. Os animais estão em tratamento no setor de Animais Silvestres, recebendo cuidados intensivos de alunos e médicos-veterinários.
A situação de ambos é crítica, mas toda a equipe está empenhada em oferecer as melhores condições para a recuperação. Alertamos a população para que, ao encontrar animais feridos em decorrência de incêndios, acione imediatamente o Corpo de Bombeiros ou a Polícia Militar de Meio Ambiente. Esses órgãos são responsáveis pelo resgate seguro e pelo encaminhamento ao hospital, que possui estrutura e profissionais preparados para o atendimento de emergência e, sempre que possível, a reabilitação e reintrodução dos animais à natureza”, orienta o médico-veterinário responsável pelo setor de animais silvestres do HVU, Cláudio Yudi.

Neste período do ano, entre agosto e setembro, o número de queimadas aumenta significativamente no Triângulo Mineiro, tanto em áreas urbanas quanto rurais. “As vítimas — silvestres e domésticas — sofrem lesões graves e, em muitos casos, não resistem. É fundamental que a população evite o contato direto com animais feridos, que podem estar agressivos devido à dor, e também se mantenha distante das áreas de fogo e fumaça, que representam sérios riscos à saúde humana”, finaliza.