Projeto Amiguinhos do Agro é lançado nos polos de Unaí e Colina
As formações foram ministradas pelos professores e responsáveis pelo projeto, Cinayana Correia, Francisc Henrique Silva e Cláudio Yudi, da Universidade do Agro
O Projeto Amiguinhos do Agro, iniciativa da Universidade do Agro Uniube que integra educação, arte, agronegócio e sustentabilidade, segue expandindo sua atuação e chegou a duas novas cidades-polo da Universidade: Unaí (MG) e Colina (SP). A ação reafirma o compromisso da instituição com uma educação inovadora, inclusiva e conectada ao futuro.
O projeto tem como objetivo aproximar alunos, professores e gestores escolares das temáticas do agronegócio e do meio ambiente de forma lúdica e interdisciplinar, estimulando criatividade, criticidade, consciência cidadã e a valorização de práticas sustentáveis desde a infância.

“Depois de Uberaba, o polo de Unaí foi o primeiro a receber a formação do Amiguinhos do Agro, em um dia inteiro de atividades, no mês de agosto. Pela manhã e à tarde, o projeto reuniu alunos, professores e equipe gestora do Colégio Novo Mundo, que vivenciaram experiências de aprendizado criativo e reflexivo. Os professores destacaram a relevância pedagógica da proposta, enquanto os alunos participaram com entusiasmo, reforçando o impacto positivo da iniciativa”, explica uma das idealizadoras do projeto, assessora de projetos educacionais da Universidade do Agro e professora dos cursos de Pedagogia presencial e EAD da Uniube, Cinayana Correia.

Em setembro, foi a vez de Colina receber o projeto. “Cerca de 70 alunos do Ensino Fundamental I da EMEF Cel. José Venâncio Dias participaram das atividades, que uniram diversão e aprendizado. No mesmo dia, aproximadamente 50 professores e gestores escolares vivenciaram a formação, marcada por trocas de experiências e reflexões sobre a importância de integrar o agro e a sustentabilidade ao currículo”, complementa.
Os educadores poderão desenvolver atividades diversificadas utilizando o livro impresso e digital, além de jogos educativos (em versões impressa e digital), como caça-palavra, trilha e desenhos para colorir. "Essas atividades ampliam o conhecimento por meio de diferentes linguagens e estímulos, fortalecendo a inclusão e o relacionamento interpessoal", finaliza.