Universidade do Agro participa do CC Agro 2025
A Universidade do Agro marcou presença no Congresso Conecta Agro – CC Agro 2025, realizado nos dias 2, 3 e 4 de julho, em Campinas (SP). O evento reuniu importantes encontros do setor, como o Encontro de Gestão dos Cafeicultores (Encoffee), Megacpec, Top Farmers Cana, Top Farmers e Encontro Nacional das Cooperativas Agropecuárias (Enca), reunindo produtores de café, soja, milho, algodão e cana-de-açúcar, além de líderes e representantes das principais cooperativas agropecuárias do país.

O estande da Universidade do Agro tornou-se um ponto estratégico para quem busca inovação, formação de excelência e conexão com o futuro do agronegócio. “A intensa movimentação e o diálogo com diferentes públicos no nosso estande reafirmaram o compromisso da Universidade com uma educação transformadora, acessível e alinhada às demandas do campo. A participação no congresso permitiu estreitar laços com cooperativas agrícolas e lideranças femininas do agro — segmentos cada vez mais atuantes e fundamentais para o avanço do setor. A troca de experiências, o fortalecimento de redes e a visibilidade institucional consolidam a Universidade do Agro como referência em ensino e inovação voltados à realidade rural brasileira. Participar do CC Agro 2025 foi mais do que marcar presença: foi afirmar propósito, gerar conexões e construir caminhos para um agro mais justo, produtivo e preparado para os desafios do futuro”, destaca a gestora da Escola Técnica da Uniube e professora da Universidade do Agro, Débora Pinheiro.

O pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão da Uniube, professor André Fernandes, também participou do evento e avalia que o saldo foi extremamente positivo. “O CC Agro é de grande importância para o agronegócio brasileiro, pois integra cinco eventos simultâneos, reunindo produtores, gestores, empresários e presidentes de cooperativas para discutir temas relevantes, trocar informações e fomentar parcerias estratégicas. Para a Universidade do Agro | Uniube, foi uma oportunidade ímpar de ampliar a visibilidade da marca e estreitar laços com empresas e cooperativas. Fomos a única instituição de ensino, pesquisa e extensão presente no evento, o que reforça ainda mais o nosso protagonismo desde o lançamento da Universidade do Agro em 2023”, pontua.
Durante o Encoffee, o pró-reitor também liderou uma mesa-redonda com presidentes de grandes cooperativas, abordando os temas “rastreabilidade e sustentabilidade”. Na plenária principal do último dia, ministrou a palestra "Brasil – Potência agroambiental do século XXI", em que destacou os desafios e oportunidades do agronegócio brasileiro em um cenário de crescente demanda global por alimentos. “Entre os temas abordados estavam o crescimento populacional mundial, escassez hídrica, mudanças climáticas, baixa fertilidade dos solos e a dependência externa de insumos. Também falei sobre o papel estratégico do Brasil na produção sustentável de alimentos, destacando avanços tecnológicos, o cumprimento do Código Florestal e o potencial de expansão por meio da recuperação de pastagens degradadas e do uso racional dos recursos naturais. Defendemos a valorização do produtor rural, a capacitação técnica e a comunicação eficaz como pilares para consolidar o país como protagonista agroambiental no século XXI”, comenta o pró-reitor.

Ao longo do evento, a equipe da Universidade do Agro recebeu empresários, presidentes de empresas e cooperativas, produtores rurais, além de estudantes de graduação e pós-graduação. “Graças ao formato do congresso, a visitação ao nosso estande foi expressiva, tanto durante as palestras quanto nos intervalos. Realizamos uma pesquisa sobre o interesse dos participantes em cursos livres, de graduação e pós-graduação. O retorno foi extremamente positivo, tanto para a divulgação dos nossos produtos quanto para o estabelecimento de novas parcerias que fortalecerão ainda mais a Universidade do Agro”, finaliza.