HVU recebe 128 aves apreendidas pela Polícia Militar de Meio Ambiente

Foram apreendidos 105 papagaios e 24 araras, mas uma das aves não resistiu, sendo apresentados no HVU 104 papagaios e 24 araras para os cuidados necessários
O Hospital Veterinário da Uniube (HVU) recebeu, nesta quarta-feira (24), 128 aves silvestres oriundas de uma apreensão realizada no município de Iturama (MG). Ao todo, foram recolhidos 104 papagaios-boiadeiro e 24 araras-canindé, espécies comuns da região e consideradas vulneráveis à extinção. Os animais, ainda filhotes de aproximadamente 30 a 45 dias, foram resgatados em situação precária.

“Foi necessário organizar um mutirão para prestar os primeiros cuidados, devido ao grande número de aves recebidas de uma só vez. Todas as aves estão sendo tratadas pela equipe do hospital. Já entramos em contato com o Cetras de Patos de Minas, nosso parceiro, para avaliar quando será possível encaminhá-las. Infelizmente, o tráfico de animais silvestres ainda existe, e este é um caso clássico. É fundamental conscientizar a população para denunciar e não comprar animais de forma ilegal, pois isso apenas alimenta esse crime. Enquanto estiverem conosco, os animais receberão todo o suporte do setor e do grupo de estudos de animais silvestres do HVU até sua destinação final”, destaca o médico-veterinário responsável pelo setor de Animais Silvestres do HVU, Cláudio Yudi Kanayama.

A apreensão ocorreu após policiais verificarem um veículo em atitude suspeita. Durante a vistoria, o veículo foi flagrado transportando ilegalmente as aves. “A Polícia Militar de Meio Ambiente foi acionada para registrar a ocorrência e adotar as medidas legais cabíveis. De acordo com a corporação, o suspeito responderá por comércio ilegal de animais da fauna silvestre, crime previsto no artigo 29 da Lei 9.605/1998, com agravante por ter ocorrido no período noturno (parágrafo 4º), e também por maus-tratos, conforme o artigo 32 da mesma legislação. Além disso, a Lei Estadual nº 22.231/2016, de Minas Gerais, reforça a responsabilização por abusos contra animais. A multa aplicada ultrapassa R$ 2 milhões. No total, foram apreendidos 105 papagaios e 24 araras, mas uma das aves não resistiu, sendo apresentados no HVU 104 papagaios e 24 araras para os cuidados necessários”, pontua o Sargento Lucas Tiago.