HVU recebe alunos do 1º ano do ensino fundamental do colégio Marista

O Hospital Veterinário da Uniube (HVU) recebeu nesta quarta-feira, 24, 85 alunos das turmas do 1° ano do ensino fundamental do Colégio Marista Diocesano. Durante a visita, os alunos participaram de uma palestra sobre tutoria responsável, e puderam conhecer de perto animais como: ratos, cobra, coruja, jabuti, galos, galinhas, ovelhas, bovinos e equinos. Após a apresentação do médico-veterinário, professor Cláudio Yudi, os alunos participaram de um tour pela estrutura do hospital, conhecendo o ambiente de animais silvestres e de animais de grande porte.

“A Uniube sempre abre as portas e nós entendemos que o conhecimento não se restringe apenas ao ambiente escolar, mas também se constrói fora dele. Aqui, os alunos vão enriquecer bastante, investigando e aprendendo cada vez mais sobre os animais e sobre esse cuidado que é tão importante. São as turmas do primeiro ano do Ensino Fundamental: ao todo, cinco grupos, sendo uma turma no período matutino e quatro no vespertino. Eles estão superempolgados. O professor Cláudio tem essa perspectiva de trazer uma abordagem lúdica e encantadora, para que o processo de aprendizagem aconteça de forma significativa. Tenho certeza de que será uma tarde marcante diante da vivência que terão aqui no hospital”, enaltece a coordenadora pedagógica do Ensino Infantil do Marista, Fabiana Mendonça Alves de Almeida.

O principal objetivo dessa ação é abrir as portas do Hospital Veterinário para a comunidade escolar do Ensino Fundamental e Médio, promovendo uma conexão entre educação, ciência e responsabilidade social. “Buscamos repassar conceitos essenciais sobre bem-estar animal, tutoria responsável e a importância da preservação da fauna silvestre, com ênfase especial no bioma do Cerrado. Durante as atividades, é notório o interesse genuíno e a curiosidade das crianças, que participam ativamente e absorvem os conteúdos de forma surpreendente. Escolhemos o público infantil justamente por sua receptividade ao aprendizado e por seu grande potencial de multiplicar esse conhecimento dentro de casa, influenciando familiares e amigos. Além disso, essa abordagem contribui para a formação de cidadãos mais conscientes, estimulando valores éticos e atitudes que, a longo prazo, beneficiam tanto os seres humanos quanto os animais. Foi uma tarde para despertar futuros agentes ambientais e zelosos com o Agro”, finaliza o médico-veterinário, professor Cláudio Yudi.